quarta-feira, 25 de julho de 2007

China: Divulgada gravação de piloto que se cruzou com OVNI








China: Divulgada gravação de piloto que se cruzou com OVNI A China divulgou, pela primeira vez, uma gravação de 1991 em que um piloto comercial comunica à torre de controlo do aeroporto de Xangai ter avistado um Objecto Voador Não Identificado (OVNI), noticiou hoje a imprensa estatal.
«Vejo um OVNI mesmo à minha frente», disse na gravação o piloto da antiga companhia Jinan Airlines, que hoje é parte da transportadora estatal China Eastern, de acordo com o jornal oficial Shanghai Daily.
«Está a movimentar-se muito depressa, libertando uma espécie de gás como fogo e transformando-se em dois objectos, uma bola e um cubo. Aparecem e desaparecem. Voltam e desaparecem outra vez», acrescentou o piloto.
O controlador aéreo pede-lhe depois que siga o objecto, mas o piloto responde que não consegue porque «voa demasiado rápido», afirma o jornal.
A 18 de Março de 1991, no mesmo dia em que decorria a comunicação entre o piloto e o controlador de tráfego aéreo, centenas de pessoas ligaram para um jornal local dizendo ter visto uma espécie de «bola de fogo vermelha» nos céus da cidade.
Um estudo de 2003 indica que um em cada cinco fenómenos de observação de OVNI são vistos por chineses, sendo que mais de metade da população acredita na existência destes objectos.
Liu Yan, investigador da Academia Chinesa de Ciências, referiu que 90% das visões são falsas devido à confusão com luzes de aviões.
As autoridades chinesas, que não simpatizam com este tipo de fenómenos paranormais, costumam censurar estas notícias na imprensa do país.
Diário Digital / Lusa
25-07-2007

Sem comentários: