quarta-feira, 25 de julho de 2007

China: Divulgada gravação de piloto que se cruzou com OVNI








China: Divulgada gravação de piloto que se cruzou com OVNI A China divulgou, pela primeira vez, uma gravação de 1991 em que um piloto comercial comunica à torre de controlo do aeroporto de Xangai ter avistado um Objecto Voador Não Identificado (OVNI), noticiou hoje a imprensa estatal.
«Vejo um OVNI mesmo à minha frente», disse na gravação o piloto da antiga companhia Jinan Airlines, que hoje é parte da transportadora estatal China Eastern, de acordo com o jornal oficial Shanghai Daily.
«Está a movimentar-se muito depressa, libertando uma espécie de gás como fogo e transformando-se em dois objectos, uma bola e um cubo. Aparecem e desaparecem. Voltam e desaparecem outra vez», acrescentou o piloto.
O controlador aéreo pede-lhe depois que siga o objecto, mas o piloto responde que não consegue porque «voa demasiado rápido», afirma o jornal.
A 18 de Março de 1991, no mesmo dia em que decorria a comunicação entre o piloto e o controlador de tráfego aéreo, centenas de pessoas ligaram para um jornal local dizendo ter visto uma espécie de «bola de fogo vermelha» nos céus da cidade.
Um estudo de 2003 indica que um em cada cinco fenómenos de observação de OVNI são vistos por chineses, sendo que mais de metade da população acredita na existência destes objectos.
Liu Yan, investigador da Academia Chinesa de Ciências, referiu que 90% das visões são falsas devido à confusão com luzes de aviões.
As autoridades chinesas, que não simpatizam com este tipo de fenómenos paranormais, costumam censurar estas notícias na imprensa do país.
Diário Digital / Lusa
25-07-2007

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Milho transgénico em Portugal


"Área com milho transgénico cresceu 330% num ano em Portugal.
A área cultivada com variedades de milho geneticamente modificado aumentou 330% este ano, tendo atingido o total de 4129 hectares (ha), segundo salienta o Centro de Informação de Biotecnologia (CiB) com base em dados da Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Em 2006 foram cultivados cerca de 1250 ha com variedades de milho geneticamente modificado (GM) em toda a região do Continente.
Segundo dados do ministério da Agricultura, o Alentejo liderou o número de notificações enviadas aos serviços da Agricultura, seguindo-se a região de Lisboa e a região Centro.
O Alentejo é, igualmente, a região que concentra a maior área de milho GM com 2.369 ha, mais do que duplicando os 1.163 hectares de Lisboa."
23-07-2007

domingo, 15 de julho de 2007

Brinquedos desvendam correntes oceânicas




A ciência faz-se muitas vezes com sorte, como provam alguns episódios de descobertas famosas; a da penicilina, por exemplo. Um dia, na lista dos acasos felizes da história da ciência, talvez conste a dos patinhos chineses que ajudaram os humanos a compreender o complexo percurso das correntes oceânicas.A odisseia destes pequenos brinquedos de fabrico chinês, arrastados borda fora do navio que os transportava, em pleno oceano Pacífico, há 15 anos, poderá demorar anos, ou décadas. Nas próximas semanas, alguns dos patinhos (e tartarugas, castores e sapos) de plástico deverão chegar às costas das ilhas Britânicas. A quantidade de objectos recuperados permitirá tirar novas conclusões sobre os padrões das correntes.O trabalho está a ser feito desde que os primeiros brinquedos chegaram à costa do Alasca. O caso deu-se dez meses depois de serem arrastados nos contentores, durante uma terrível tempestade, em Janeiro de 1991, numa zona do Pacífico Central onde a água se separa em duas enormes correntes, uma para sul, a outra para norte.Os brinquedos serviam para entreter crianças durante o banho e tinham sido concebidos para flutuar. Os patinhos eram amarelos, mas perderam a cor e tornaram-se brancos. O mesmo aconteceu com os castores. Juntos, estes dois faziam mais de metade dos 28,8 mil brinquedos libertados na tempestade. Havia ainda sapos verdes e tartarugas azuis, que mantiveram a cor original. Cada um dos brinquedos era mais ou menos do tamanho de um punho humano.A fim de 15 anos, sabe-se que uma quantidade maioritária dos brinquedos seguiu na direcção do Pacífico Sul, tendo um número significativo, mais de 19 mil, atingido a Austrália, Indonésia e América do Sul. Os remanescentes viajaram para norte, chegaram às costas do Alasca e muitos prosseguiram a jornada, atravessaram o estreito de Bering e atingiram o Árctico, onde avançaram para leste, de forma mais lenta, nas águas congeladas. Depois, os brinquedos continuaram para o Atlântico, tendo aparecido alguns nas costas dos EUA e Canadá. Acredita-se que a frota esteja agora na ponta final de mais uma etapa, arrastada para norte pela corrente do Golfo, na direcção das ilhas Britânicas.A história dos brinquedos flutuantes não é diferente de anteriores experiências ou acasos: garrafas lançadas ao mar ou 61 mil sapatos Nike que caíram ao mar em 1990, embora num ponto menos favorável.Os patinhos flutuantes permitiram criar modelos de computador sobre correntes, humidade e ventos em três oceanos, sobretudo no Pacífico e Árctico, menos conhecidos. Em conjunto com a informação coligida nos últimos 50 anos, obteve-se em computador uma deslocação dos objectos a coincidir com a realidade. Quanto maior for a quantidade de patinhos recuperados, maior será a aferição do modelo e, portanto, melhor a compreensão do complexo sistema com enorme impacto no clima da Terra.
Artigo de: Luis Naves [ Diário de Notícias 8 de Julho de 2007]

domingo, 8 de julho de 2007

Novas Sete Maravilhas: Unesco e Egipto desvalorizam votação


"A Organização para a Ciência, Educação e Cultura das Nações Unidas, a Unesco, é crítica em relação aos objectivos da eleição das novas Sete Maravilhas, alertando para a degradação que os monumentos eleitos correm.
Também o responsável pelas antiguidades egípcias, Zahi Hawass, afirma que a selecção dos monumentos não tem valor, uma vez que «não são as massas que escrevem a História», acrescentando que as Pirâmides de Gizé são a única maravilha do mundo.
«Esta campanha não corresponde aos critérios e objectivos que orientam a Unesco no domínio do património», disse Sue Williams, porta-voz da organização, lembrando que do património mundial faz parte uma lista de 851 sítios, que não são só monumentos, mas também lugares e paisagens, construídas pelo homem ou naturais.
A Grande Muralha da China, Petra (Jordânia), Cristo Redentor (Brasil), Machu Picchu (Peru), Chichén Itzá (México), Coliseu de Roma (Itália) e Taj Mahal (Índia) são as novas Sete Maravilhas do Mundo escolhidas por mais de cem milhões de pessoas e elitas numa cerimónia que decorreu no sábado, em Lisboa.
Hagia Sofia (Turquia), Kremlin e Catedral de S. Basílio (Rússia), Castelo de Neuschwanstein (Alemanha), Acrópole de Atenas (Grécia), Ópera de Sydney (Austrália), Pirâmides de Gizé (Egipto), Estátuas da Ilha da Páscoa (Chile), Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Alhambra (Espanha), Stonehenge (Reino Unido), Angkor (Camboja), Timbuktu (Mali), Templo de Kiyomizu (Japão) e Torre Eiffel (França) eram os restantes candidatos."

A tua idade noutros planetas...

De certeza que devem achar curioso este link, onde podem ver as vossas idades... sempre dá para cada um se esquecer se está velho ou novo.

http://www.minerva.uevora.pt/ticiencia/estrelas/idade_noutros_planetas.htm

sábado, 7 de julho de 2007

À procura das novas Sete Maravilhas do Mundo



Cerimónia de eleição decorre hoje no estádio da Luz, em Lisboa
Mais de 40 mil pessoas assistem hoje no estádio da Luz, em Lisboa, à cerimónia de declaração das Novas Sete Maravilhas mundiais, uma espectáculo de 12 milhões de euros acompanhado em directo por 1,6 mil milhões de telespectadores.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Introdução



Este blog tem como finalidade uma tentativa de aprendizagem... Nas TIC.
Poderá futuramente ser alterado, melhorado, para ser utilizado como ferramenta de trabalho nas aulas de Geografia.